4 curiosidades sobre placas de veículo ao redor do mundo
Publicado em:06 Dec 2018
Categoria(s): Setor de Autopeças
As regras para emplacamento de veículos são diferentes em várias partes do mundo. Veja algumas curiosidades!
La placa de Papel
Brincadeiras a parte, alguns países (Argentina e Canadá) permitem o uso de placas de papel. Mas, apenas por um tempo e, principalmente, para identificar um veículo novo que ainda não foi emplacado. Só não pode chover!!
Só na traseira
Em 19 estados dos Estados Unidos não é obrigatório colocar uma placa na frente do carro. Sendo proibido estacionar de ré em locais públicos com vagas perpendiculares, pois isso dificulta a leitura das placas pelas autoridades policiais.
Mas é importante frisar que ao entrar em um estado que requer placa traseira e dianteira, o motorista é obrigado a colocar uma placa na frente, correndo risco de levar uma multa caso não cumpra.
Placa frontal em motos
Países como China e Índia, exigem que motos e triciclos também usem placas frontais, colocada transversalmente, geralmente abaixo dos faróis. Isso pode atrapalhar a aerodinâmica do veículo além de dificultar a passagem do motociclista em lugares estreitos, pois pode acontecer da placa ficar mais larga do que a própria moto.
Bicolor
No Reino Unido as placas traseiras são obrigatoriamente amarelas com letras pretas, enquanto as dianteiras usam fundo branco. O objetivo é reduzir o ofuscamento de motoristas à noite (o amarelo reflete menos a luz dos faróis) e facilitar a leitura da sequência em situações de baixa luminosidade.
Fonte: Quatro Rodas