Caminhões autônomos chegam ao Brasil
Publicado em:25 Oct 2018
Categoria(s): Setor de Autopeças
Apesar dos carros autônomos ainda serem uma realidade distante no Brasil, os caminhões controlados apenas por sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial já estão entre nós. Recentemente a Vale, empresa brasileira de mineração, adquiriu sete caminhões modelos 793F CMD, produzidos pela Caterpillar.
CUSTO-BENEFÍCIO
Os caminhões a diesel possuem um motor de 16 cilindros e 85 litros de cilindrada capaz de gerar 2.478 cv. Ele pode levar até 226 toneladas de carga e tem velocidade máxima de 60 km/h. Com todos os equipamentos embarcados os caminhões autônomos podem custar até 50% mais que os convencionais. O valor de mercado é de mais de US$ 3,5 milhões – quase R$ 15 milhões.
TECNOLOGIA DE PONTA
Os veículos podem seguir uma faixa atribuída por um mapa da mina em constante alteração ou escolher o melhor percurso a partir de onde está localizado para onde o centro de controle da mina lhe informa para ir. Os dispositivos embarcados conseguem identificar obstáculos e mudanças que não estavam previstas no trajeto determinado pelo centro de controle. Ao detectar riscos, os caminhões paralisam suas operações até que o caminho volte a ser liberado. O sistema de segurança é capaz de detectar tanto objetos de maior porte como grandes rochas, outros veículos e até seres humanos que estejam nas imediações da via.
Mas motoristas, fiquem tranquilos. Mesmo com toda essa tecnologia é preciso da inteligência humana para monitorá-los. E sairá na frente quem se desenvolver para isso.
Fonte: quatrorodas.abril.com.br