Como se tornar caminhoneiro
Publicado em:26 Jul 2018
Categoria(s): Fretes
Conhecer o país de canto a canto, fazer amigos de raças, idades, experiências diferentes... Estes são algumas das vantagens em ser caminhoneiro... Se você quer entrar nesta profissão, saiba o passo a passo e comece já!
1º Tirar sua CNH! Porém para ser caminhoneiro é preciso ser habilitado nas categorias C, D e E, que são consideradas profissionais.
Categoria C
Pode ser tirada um ano após a B, contando o período de permissão (o primeiro ano de habilitação é chamado de permissão). Ou seja, quando você for trocar sua permissão pela CNH definitiva, já pode mudar para a habilitação C.
Com a carta C você pode dirigir veículos de carga não articulados, isto é, pode dirigir caminhões tocos e trucados. Entretanto, não pode dirigir carretas nem veículos de passageiros.
Categoria D
Você precisa ter no mínimo 21 anos e ter dois anos de categoria B ou um ano de categoria C para conseguir a categoria D. Com a categoria D você pode guiar o mesmo que a categoria C e também veículos para mais de 8 passageiros e com cargas perigosas.
Categoria E
Para veículos de mais de um módulo, tipo cavalo mecânico + implemento, é obrigatório ter CNH E. Para tirar a categoria E você precisa ter no mínimo 21 anos e estar habilitado nas categorias C ou D há pelo menos um ano.
(fonte: penaestrada.com.br)
2º Concluir cursos! Para você transportar algumas cargas é importante que você faça determinado curso e essa é uma obrigação por lei. Alguns cursos interessantes para você se atentar:
MOPP - O Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos é exigido de todos os motoristas que irão carregar combustíveis, produtos químicos e similares.
Diversos – Na internet você encontra cursos diversos para ser um bom motorista e um bom colega de trabalho. Além de desenvolver seu marketing pessoal e saber lidar com todo tipo de situação.
3º Defina sua forma de trabalho: Autônomo x Funcionário. Essa escolha deve ser feita com muita cautela e o importante é você conversar com profissionais que trabalham em ambas. Assinale os prós e contras e pense muito a respeito. Tanto em relações financeiras, quanto de responsabilidade.
4º Atualização! Nunca se esqueça de se atualizar em sites, ter bons relacionamentos com companheiros e empresas e principalmente não se envolver em situações ilícitas. Toda profissão está repleta de pegadinhas. Mas ser um profissional ético e correto irá lhe trazer, com certeza tranquilidade e bons negócios.