MME flexibiliza mistura voluntária de percentuais de biodiesel ao diesel
Publicado em:09 Aug 2018
Categoria(s): Fretes, Setor de Autopeças
Com o objetivo de ampliar o consumo de biodiesel no Brasil, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União (DOU) uma medida que flexibiliza a mistura voluntária de percentuais de biodiesel ao diesel. Essa flexibilização tem o potencial de aumentar o consumo do biocombustível, principalmente onde ele costuma ser mais barato que o diesel, como é o caso das regiões Sul e Centro Oeste.
O aumento do consumo de combustíveis renováveis pode aumentar a competitividade para o setor, possibilitando a redução do preço para o consumidor, além dos benefícios ao meio ambiente.
Como fica?
Agora, os grandes consumidores como transportadoras e empresas de ônibus, que têm os próprios tanques de diesel, podem usar até 20% de biodiesel no abastecimento. Para uso agrícola, industrial e ferroviário, a mistura pode ser de até 30%. Para uso experimental, específico ou em demais aplicações, há a possibilidade de ser utilizar 100% de biodiesel. (fonte: www.mme.gov.br)
Qual é a vantagem?
O diesel é um combustível derivado do petróleo e ainda que seja amplamente utilizado, ele despeja uma considerável quantidade de gases (monóxido de carbono, o enxofre e o óxido de nitrogênio.) na atmosfera que promovem o efeito estufa. Já o biodiesel pode ser produzido com diferentes espécies vegetais e é considerado uma alternativa de queima limpa, devido ao uso de recursos renováveis para produção. Além de ser uma fonte renovável e emitir menos dióxido de carbono, o biodiesel também possui outras vantagens por ser não tóxico, biodegradável e por aumentar a vida útil do motor.