Multas de trânsito. Tenha mais cautela!
Publicado em:30 Aug 2018
Categoria(s): Fretes, Setor de Autopeças
As infrações de trânsito são caracterizadas quando há desvio de qualquer do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da legislação complementar ou das resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), e são comprovadas através da declaração de uma Autoridade de Trânsito, por aparelho eletrônico, por algum dispositivo audiovisual e afins.
As penalidades para quem infringe o código vão desde advertência por escrito, multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo, cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até obrigatoriedade de frequentar um curso de reciclagem. Já as multas estão divididas em 4 categorias, de acordo com a gravidade. São elas:
- Infração de natureza gravíssima (onde o condutor perde 7 pontos na carteira)
- Infração de natureza grave (o condutor perde 5 pontos na carteira)
- Infração de natureza média (o condutor perde 4 pontos na carteira)
- Infração de natureza leve (o motorista perde 3 pontos na carteira)
Aos que costumam pegar a estrada frequentemente veja quais são as principais infrações e como evitá-las:
Direção perigosa: Dirigir agressivamente é a maneira mais rápida de chamar a atenção indesejada da polícia rodoviária, além de colocar em risco a sua segurança e daqueles que dirigem ao seu redor. Planeje sua rota até o seu destino com antecedência, evite trocar de pista constantemente e fazer ultrapassagens perigosas ou em locais proibidos. Também é ideal manter distância do veículo da frente e usar o cinto de segurança.
Velocidade acima do limite: Procure respeitar o limite da via e combinar a velocidade com as dos carros circundantes. Além das infrações, essa prática também evita que você se envolva em acidentes.
Conduzir veículo em mau estado de conservação: Mantenha seu carro em bom estado de funcionamento e antes de cada viagem, faça uma revisão e ajuste o que for necessário.
E se você quer saber mais sobre as infrações e suas penalidades, veja a tabela que o Doutor Multas preparou!